segunda-feira, 28 de março de 2016

PARÁ NEWS: Símbolo do universo amazônico, Ver-o-Peso completa 389 anos


Foto: Igor Mota (O Liberal)
O Ver-o-Peso completa hoje 389 anos e se firma como espaço multicultural do universo amazônico, onde impera a diversidade de cores, sabores e aromas, uma referência obrigatória da capital, com 30 mil metros quadrados de área total e mais de 50 mil pessoas circulando diariamente. Segundo a Secretaria Municipal de Economia (Secon), a feira representa direta e indiretamente o sustento de 15 mil famílias.

 

Sara Alexandre Pereira, 44 anos, vende ervas no mercado, como a mãe, que tem 78 anos e até hoje trabalha na feira. “Desde os meus 7 anos eu venho ao Ver-o-Peso. Daqui, minha mãe tirou o dinheiro para sustentar a família. E eu segui os passos dela. Nunca tive outro serviço. Criei meus filhos com o que ganhava aqui. Nenhum quis ser feirante. Mas isso não me aborrece. Pelo contrário, fico feliz. Por isso o Ver-o-Peso é tão importante. São muitas famílias sendo sustentadas e que passam de geração em geração o ofício”, comenta. 
Terezinha e Henrique Garutti são do interior de São Paulo e aproveitaram o feriado da Semana Santa para vir a Belém. O casal ficou encantado com o Ver-o-Peso. “Estamos conhecendo muitas capitais e como tivemos a folga da Semana Santa decidirmos vir a Belém. O mercado Ver-o-Peso é um local com muitas opções de frutas, verduras, peixes, crustáceos. Tem também a parte das ervas. Os banhos de cheiros. Os perfumes. Tudo é muito lindo. E ficamos felizes de vir no período que o Ver-o-Peso faz aniversário”, diz Terezinha Garutti.  
A erveira Socorro da Silva, a Socorro Loira, conta que há 33 anos trabalha no Ver-o-Peso e garante que nem na Sexta-Feira Santa a feira fica vazia. “Os feriados sempre atraem muitos turistas. Eles sempre comentam que gostam daqui pela diversidade. Criei meus filhos com as minhas vendas nessa barraca. Inclusive, eu tenho uma neta que faz aniversário no mesmo dia que o Ver-o-Peso. Então a ligação é muito forte”, comenta a feirante.  
Tayssa Carreteiro foi na sexta-feira, 25, com o namorado William Antunes ao Ver-o-Peso. Eles são de Monte Alegre e aproveitaram o feriado para conhecer o mercado. “Fiquei impressionada com o tamanho da feira. Sempre ouvi falar, mas nunca tinha vindo aqui. E todo mundo sempre dizia para vir. Já compramos muita coisa para levar”, relata William Antunes. 
A auxiliar de administração Sonia Ribeiro, 54 anos, levou a filha adolescente para comprar tapioca, farinha de mandioca e açaí para o almoço da Semana Santa. “Viemos na igreja e passamos aqui na feira. Minha filha está gostando. Eu gosto do Ver-o-Peso, mas precisa melhorar a limpeza”, adverte. 
Maira Monfredo, 26 anos, vende castanhas de caju e do Pará, além de outras oleaginosas. “Aqui, as pessoas aprenderam com os pais a importância da feira. Sinto orgulho de trabalhar em um local tão grande e importante para a cidade”, diz ela. Pontos estratégicos do Ver-o-Peso, as barracas que vendem peixe frito e açaí abrem desde às 10 horas. “Começa cedo e o prato é bem disputado. Meio-dia já está tudo lotado. É o prato preferido dos turistas e dos trabalhadores do comércio”, diz o feirante Ulisses Silva. 
Para comemorar o aniversário do Ver-o-Peso, a Prefeitura de Belém fará uma programação no dia 2 de abril, a partir das 6h30, com parabéns, bolo, serviços de saúde e cidadania e a sétima edição dos Jogos do Ver-o-Peso, com seis provas que envolvem descascar castanha, despolpar cupuaçu, peneirar tapioca, prova do açaí, descascar macaxeira e tomar açaí com peixe frito. Cada categoria terá premiações para o 1º, 2º e 3º lugares, entre R$ 200 e R$ 500. 
A Fundação Propaz e o Portal do Trabalhador emitirão Carteira de Trabalho, RG, registro civil 1ª e 2ª vias e orientações jurídicas. A Semob expedirá Carteira do Idoso, Carteira do Estudante e Carteira para Pessoas com Deficiência 2ª via, além de serviços de biometria, avaliação e encaminhamento para cirurgias de carne crescida e catarata, emissão de adesivo de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência. A Funpapa fará atualização e inclusão no cadastro único, orientação de programas sociais e vários outros serviços

Nenhum comentário: