quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

HISTÓRIA DE ITAITUBA: QUEM FOI SAMUEL BEMERGUY - TRAJETÓRIA MARCANTE EM ITAITUBA

Samuel Bemerguy nasceu em 24/07/1928, filho de Francisca Lopes Bemerguy e Moisés Bemerguy, teve como irmãos os senhores Vidal, Elias (LILI) e Salomão (ZIZI) e como irmãs as senhoras Sarah, Esther, Dora e Ione. 
Nascido e criado em Itaituba passou parte de sua mocidade trabalhando no comercio através da lancha CICI com seu irmão Salomão, negociando do Acre  à Belém. Foi nesta atividade que conheceu sua futura esposa Lélia Bemerguy na localidade chamada “Ilha dos Inocentes”. Após essa atividade comercial também trabalhou com extração de cal antes de contrair matrimônio. No dia 09 de julho de 1961, casou-se com Lélia e tiveram  três filhos e duas filhas dos quais, apenas um manteve a residência em Itaituba até os dias atuais. Após o casamento, Samuca montou uma padaria e um pequeno comercio em sua casa na avenida Getúlio Vargas. No ano de 1973 construiu o prédio do Primeiro Grande Supermercado de Itaituba, o SUPER TUDO SAMUCA tendo como primeiros funcionários, os mesmos senhores (Roque, José dos Santos e Seu Matias) que trabalhavam com ele na extração de Cal. Foi neste ano que nasceu sua filha caçula Liége Bemerguy.

Samuca era um apaixonado por Pescaria e Caça, isso fez com que o mesmo adquirisse a propriedade chamada NOVA VIDA, da família Fontineles . Essa área era apenas para os momentos de Lazer com a família e amigos, porém, como bom comerciante, além do Supermercado, Samuca passou a construir imóveis para alugar e que existem até hoje no prédio onde funcionou o antigo cartório e a residência do Dr. Boto, juiz local  na avenida Dr. Hugo de Mendonça ao lado do Supermercado.

        No ano de 1991, já bastante com a saúde bastante debilitada, se viu obrigado a fechar seu Supermercado. Em seguida viajou para tratamento em Santarém e  Belém com sua esposa,  vindo a falecer em 03/03/2006.
 Samuca era um leitor voraz independente do estilo literário, por isso o Museu Municipal Aracy Paraguassu  possui uma biblioteca com o seu nome devido ao enorme número de livro e material doado pela família dele.

Fonte: https://museuaracyparaguassu.blogspot.com





Nenhum comentário: