terça-feira, 17 de dezembro de 2019

HISTÓRIA DE ITAITUBA: Histórico da obra “O violeiro” de Itaituba Pará

Na década de 80 na administração do senhor Silvio de Paiva Macedo, foi construído na Praça da Saudade, situada na Av. Getúlio Vargas as margens do Rio Tapajós. O gestor executivo daquele período queria deixar uma obra exposta naquela praça, que pudesse ser admirada e que levasse o admirador a analisar e compreender a sua essência. A obra foi batizada de “O Violeiro”.



O Violeiro foi uma obra artística criada pelo senhor Cutico Baima, em homenagem ao Sr. Antônio Caetano dos Santos – Cacau.  Ela retratava as noites boêmias do itaitubense, que se deleitavam aos finais de semana em ouvir música ao vivo dos cantores locais. Entre eles se  destacavam  Silvio de Paiva Macedo, Nego Tacacá, Chiclete, Cacau, Black Eixo, Joca, Jair de Sousa e o saudoso Sebastião Teodomiro mais conhecido como Sabá.

A obra “Violeiro” trazia em sua essência a imagem e características do homem Itaitubense. Quem por ali passava se perguntava:  “Quem é esse homem com um violão nas mãos?” A obra por si falava, se expressava, relatava a vida do homem de uma sociedade ali representada.
 
Anos depois, com a derrubada da estátua que ficou totalmente destruída, com o objetivo de dar lugar as “coisas modernas”, foi feito então um novo violeiro valorizando a homenagem que havia sido feita anteriormente.

O atual violeiro foi planejado e construído pelo artista local Waldemir da Silva Lima. O mesmo não recebeu verba nenhuma pela obra, foi pelo simples prazer de querer contribuir, usando suas habilidades, como cidadão itaitubense.  A matéria – prima usada em suas esculturas sempre eram o cimento, ferro e areia.

O artista Waldemir Lima relatou: “ Fiz algumas mudanças necessárias, dando mais movimento e beleza ao monumento.”


Cleudiene da Conceição Hecke
 Marcelene Lucila Macedo de Oliveira
  Neidinalva Gomes Moreno
  Odinéia Chaves Lima


                       

Um comentário:

Francisco Jocely disse...

Vivi a minha infância e adolescência em itaituba e hoje moro em brevese é muito relevante manter viva a cultura da nossa terra e de a projetou por isso achei ótimo a escultura do violeiro é um legado que fica para a sociedade itaitubense parabéns Francisco jocely