segunda-feira, 20 de abril de 2020

ALERTA: Casos de dengue em Itaituba - PA, pode ser coronavírus

O blog percebeu um aumento de casos e pessoas relatando estarem com sintomas de dengue. Até ai nada incomum, ainda estamos no período das chuvas, a facilidade de acúmulo de água é suficiente para proliferação. 
Mais em contato com uma pessoa diagnosticada da COVID-19, de Itaituba - PA, pela rede social. A mesma disse que a principio achava que estava com dengue, alguns sintomas são iguais com a coronavírus. Só depois de ter feito o teste, o resultado foi positivo para COVID-19. 
Partindo daí, como a Prefeitura Municipal de Itaituba, comunicou que a cidade já está na fase de transmissão comunitária, ou seja, sendo impossível identifica o foco de transmissão. Ou seja, o vírus está alastrado na cidade. 
Caso conheça alguém com sintomas de dengue, ligue no número disponibilizado pela SEMSA, (93) 99222-1115, e uma equipe irá em sua casa, fazer uma avaliação, e passará a ser monitorada. O ideal é que a pessoa possa ser submetida ao teste da COVID-19, mais como não há teste suficiente para todos, mais a equipe da secretária avaliará a situação de quem está com sintomas. E decidirá qual o procedimento que deve agir.
Mesmo sendo dengue, procure o posto de saúde do seu bairro, e comunique, não fique em casa, não trate sozinho. Compartilhe essa informação para quem está com suspeita de dengue na cidade.    

Nenhum comentário: