sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

EDUCAÇÃO: Inscrições do processo seletivo para Curso de Engenheiro Civil da UFOPA em Itaituba é até domingo (18/02)

Processo Seletivo Regular da Ufopa: inscrições até domingo, 18 de fevereiroGratuitas, as inscrições para o Processo Seletivo Regular Unificado (PSR 2018) da Ufopa serão realizadas até o dia 18 de fevereiro de 2018, no site da instituição: http://www.ufopa.edu.br. A divulgação da primeira chamada ocorrerá até o dia 23 de fevereiro, enquanto que a habilitação dos aprovados, com a entrega da documentação exigida no edital de seleção, está prevista para iniciar-se a partir do dia 5 de março.
 
Por meio do PSR, a Ufopa oferta 1.325 vagas, sendo 1.069 de ingresso para os 31 cursos de graduação existentes na sede, em Santarém, e 256 vagas para os oito cursos de graduação ofertados nos campi de Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná. Do total de vagas ofertadas no PSR, 673 são reservadas para o sistema de ingresso por cotas sociais, sede (537) e campi (136). Já para a ampla concorrência são destinadas 652 vagas, sendo 532 para sede e 120 para os demais campi.
"É o primeiro edital multicampi. Estamos fazendo a seleção dos alunos para a sede e para os oito cursos de que dispomos hoje nos municípios de Alenquer, Monte Alegre, Juruti, Itaituba, Óbidos e Oriximiná", explica a reitora da Ufopa, Raimunda Monteiro. "A grande novidade deste ano é a expansão da Universidade para os municípios mais populosos do Oeste do Pará. Temos aí uma inserção regional acontecendo".
Inscrição - Como critério de seleção para o PSR 2018 será utilizada a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2016 ou 2017, considerando o exame de maior nota (redação + áreas temáticas), inclusive para o ingresso pelo sistema de cotas sociais.
Para concorrer no PSR, o candidato deverá preencher o formulário eletrônico de solicitação de inscrição, seguindo as instruções ali contidas, e prestar informações sobre o seu perfil socioeconômico. No ato de inscrição, o candidato deverá indicar uma opção de curso; e eletivamente, uma segunda opção de curso, dentre os oferecidos no edital.
A homologação da inscrição será realizada após a confirmação, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), de que o candidato tenha realizado o Enem 2016 ou 2017. Estará automaticamente eliminado do processo seletivo o candidato com pontuação inferior a 450 pontos na redação da prova do Enem utilizada no processo; ou pontuação média das quatro áreas temáticas inferior a 400.
Os candidatos não selecionados em primeira chamada, e que desejem continuar concorrendo às vagas remanescentes para os cursos ofertados na sede, devem necessariamente manifestar interesse nas chamadas posteriores, quando houver, no site da Ufopa, prestando atenção às datas, horários e locais a serem divulgados em edital complementar. Candidatos que não confirmarem interesse no prazo estipulado perderão automaticamente o direito a concorrer às vagas remanescentes, em chamadas posteriores.
Cursos ofertados no Campus de Santarém (sede):
  • Instituto de Ciências da Educação (Iced): Licenciatura Integrada em Matemática e Física; Licenciatura em Química; Licenciatura em Letras Português e Inglês; Licenciatura em Pedagogia; Licenciatura em Geografia; Licenciatura em História; Licenciatura em Informática Educacional; Licenciatura em Ciências Biológicas;
  • Instituto de Ciências da Sociedade (ICS): Bacharelado em Arqueologia; Bacharelado em Antropologia; Bacharelado em Direito; Bacharelado em Ciências Econômicas; Bacharelado em Gestão Pública e Desenvolvimento Regional;
  • Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA): Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia das Águas; Bacharelado em Ciências Biológicas; Bacharelado em Engenharia da Pesca;
  • Instituto de Engenharia e Geociências (IEG): Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia; Bacharelado Interdisciplinar em Ciências da Terra; Bacharelado em Geofísica; Bacharelado em Ciências Atmosféricas; Bacharelado em Geologia; Bacharelado em Ciência da Computação; Bacharelado em Sistemas de Informação;
  • Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef): Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Agrárias; Bacharelado em Engenharia Florestal; Bacharelado em Agronomia; Bacharelado em Zootecnia; Bacharelado em Biotecnologia;
  • Instituto de Saúde Coletiva (Isco): Bacharelado Interdisciplinar em Saúde; Bacharelado em Farmácia; Bacharelado em Saúde Coletiva.

Cursos ofertados nos campi fora da sede:
  • Alenquer: Bacharelado em Administração;
  • Itaituba: Bacharelado em Engenharia Civil;
  • Juruti: Bacharelado em Engenharia de Minas; Bacharelado em Agronomia;
  • Monte Alegre: Bacharelado em Engenharia de Aquicultura;
  • Óbidos: Licenciatura em Pedagogia;
  • Oriximiná: Bacharelado em Ciências Biológicas e Conservação; Bacharelado em Sistemas de Informação.

Serviço: Processo Seletivo Regular (PSR 2018) da Ufopa
  • Inscrições: até o dia 18 de fevereiro de 2018
  • Divulgação da 1ª chamada: até 23 de fevereiro de 2018
  • Habilitação da 1ª Chamada: 5 de março de 2018

Comunicação/Ufopa
5/2/2018

Nenhum comentário: