sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

MEIO AMBIENTE: Instituto Evandro Chagas confirma vazamento de rejeitos da Hydro Alunorte


O Instituto Evandro Chagas (IEC) confirmou na tarde de hoje (22) o transbordamento das bacias de rejeitos da empresa Hydro Alunorte, no município de Barcarena. A partir de amostras coletadas no último domingo e na segunda, seguidos ao vazamento que aconteceu no sábado. A poluição atingiu no mínimo três comunidades vizinhas a empresa Bom Futuro, Burajuba e Vila Nova onde também foram coletadas amostras da água.
 


Foto: Divulgação
O pesquisador em saúde pública da Seção de Meio Ambiente (Samam) do IEC, Marcelo Lima, recomendou a criação de um plano de emergência imediato para a área, suspensão imediata do consumo de água da área pelas comunidades e distribuição de água potável para a população.
“No dia 17, a empresa teve bastante dificuldades, bastante chuvas na região, e ao contrário do que a empresa diz houve sim transbordamento das bacias. Elas não estavam suportando a quantidade de chuvas e nas evidências de transbordamento temos claros extravasamentos para o meio-ambiente. A própria empresa tentou transformar uma visita técnica em uma vistoria técnica, o que não houve, uma vistoria, no dia 18, as imagens mostram que as bacias estavam claramente transbordando", declarou Lima.
Os dados da análise físico-química e de metais pesados foram encaminhados no início da tarde para representantes do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), Ministério Público Federal (MPF), Defensoria Pública do Estado e Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Barcarena.
A Hydro Alunorte informa que acaba de tomar conhecimento sobre o laudo do Instituto Evandro Chagas e irá analisar o material para se pronunciar sobre o assunto.

Nenhum comentário: