sexta-feira, 6 de abril de 2018

BRASIL NEWS: Lula para não se preso, poderia pedir Asilo Politíco em uma embaixada de algum país da América do Sul!!

Resultado de imagem para LULA PRESOAté onde o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva iria para evitar a própria prisão? Com a condenação em segunda instância confirmada no caso do tríplex no Guarujá, Lula com a prisão decretada pelo Juiz Sergio Moro. Para evitar o cárcere, uma possibilidade para evitar a prisão seria  conseguir um asilo político para o ex-presidente em uma embaixada.


O PT não menciona qualquer movimentação em busca de asilo e continua apostando suas fichas em uma candidatura de Lula à presidência da República, mesmo condenado e, em tese, impedido de disputar eleições pela Lei Ficha Limpa. Em sua coluna no jornal Folha de S. Paulo neste domingo (4), o jornalista Elio Gaspari especula que Lula pode evitar a prisão buscando um asilo político. “Considerando-se perseguido político, conseguiria essa proteção em pelo menos duas embaixadas, a da Bolívia e a do Equador. Pedir proteção aos cubanos ou aos venezuelanos só serviria para queimar seu filme”, escreveu Gaspari.
De fato, o direito internacional prevê que perseguidos políticos podem buscar asilo em outros países para evitar a perseguição em seu país de origem.“É uma forma de proteger em nome de um direito humanitário, preservar a ideia, preservar o contraditório. Se faz isso exatamente para a proteção do indivíduo”, explica o professor de direito internacional da PUC-PR Luiz Carta Winter.
Segundo Winter, para conseguir um asilo diplomático, o ex-presidente teria de chegar a uma embaixada por seus próprios meios e pedir asilo diretamente ao embaixador. Caso tenha o benefício concedido, não poderia deixar o local e nem se manifestar politicamente. Para deixar o Brasil, Lula precisaria de um salvo conduto concedido pelo governo brasileiro.

Nenhum comentário: