sábado, 16 de março de 2019

ITAITUBA NEWS: Escultura do violeiro da Orla voltou a sua cor original.



Um dos símbolos da História de Itaituba - PA, é a escultura do Violeiro, a primeira foi feita no apogeu da garimpagem, como homenagem aos músicos seresteiros que embalou por muito tempo a vida dos garimpeiros. Com extravio da primeira.

A atual escultura, somente foi feita em 2010 no governo em que o Silvio Macedo era vice-prefeito do prefeito Roselito Soares. O próprio Silvio que foi o primeiro prefeito após a redemocratização do Brasil 1986, que pediu ao escultor Valdemir Lima para doar a escultura para colocar na Orla da cidade. Com muito custo de conversa ele cedeu. Foi um presente para sua cidade Itaituba.

No início desse ano, o violeiro, passou por uma pintura, deixando a sua cor original, o escultor Valdemir em todas as suas obras, a cor branca prevalecia, dessa forma, para preservar a memória do mesmo, que já é falecido, hoje nesse sábado, membros da sua família, pintara novamente o violeiro para sua cor original.
Participaram o seu irmão Vilter Lima- Pintor profissional, a Viúva do Escultor- Professora Antonieta Lima e seu Filho Valdemir Júnior e Neto- Valdemir Neto,  participaram da operação Violeiro Original. A família entende que assim o desejo do escultor, vai permanecer na memória local de ITAITUBA. 
FONTE: Blog Damião Cavalcante.

Nenhum comentário: