quarta-feira, 21 de março de 2018

BRASIL NEWS: Ex-deputado paraense vai assumir a vaga da vereadora Marielle Franco na Câmara do Rio de Janeiro


Após o brutal assassinato da vereadora Marielle Franco no Rio de Janeiro o ex-deputado paraense Babá - de camisa vermelha e cabelos longos [sua marca registrada] ao lado do deputado carioca Marcelo Freixo que disputou o segundo turno das eleições municipais de 2016 no Rio de Janeiro - assumirá a vaga da parlamentar assassinada na Câmara carioca. Babá foi candidato a vereador pelo Psol e teve pouco mais de seis mil votos ficando na primeira suplência do partido.

Biografia

João Batista Oliveira de Araújo, mais conhecido como Babá, é natural do município de Faro, no Pará, e nasceu em 31 de outubro de 1953. Professor universitário, formado em Engenharia Mecânica e pós-graduado pelo ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica, Babá é mestre em Política e Planejamento Urbano pela UFRJ [Universidade Federal do Rio de Janeiro] onde atualmente atua como docente.

Militante político de esquerda desde a juventude, Babá entrou para o Partido dos Trabalhadores em 1981 e foi vereador de Belém de 1989 a 1991, elegendo-se deputado estadual nos pleitos de 1990 e 1994 e, posteriormente deputado federal nas eleições de 1998 a 2002.

Em 2003 foi expulso do PT, por discordar das ações do governo Lula, juntamente com a senadora Heloísa Helena e a deputada federal Luciana Genro, também expulsas do PT, que fundaram o Psol [Partido Socialismo e Liberdade]. Em 2004, Babá transferiu seu domicílio eleitoral para o Rio de Janeiro para auxiliar na consolidação do Psol, recém-criado.

Em 2006 foi candidato a reeleição, sem sucesso, à Câmara Federal, desta vez pelo Rio de Janeiro, obtendo apenas 27.367 votos, passando a ser o primeiro suplente do deputado federal reeleito Chico Alencar [PSOL-RJ]. Em 2012, foi candidato à Câmara Municipal do Rio de Janeiro, obtendo 10.978 votos, ocupando a primeira suplência, mas assumiu o mandato de vereador em 1º de fevereiro de 2015, devido a Eliomar Coelho [PSOL-RJ] ter sido eleito deputado estadual.

Nenhum comentário: