segunda-feira, 30 de março de 2020

ELEIÇÕES 2020: Calendário Eleitoral continua mantido, prazo de janela partidária e filiação encerraram dia 03 e 04 de abril

DATAS DAS ELEIÇÕES 2020 → Calendário Eleitoral ATUALIZADO!!
Apesar do preocupante cenário criado pela pandemia de coronavírus, ministra Rosa Weber, presidente do Tribunal Supremo Eleitoral, considera prematuro o debate sobre adiamento do pleito no atual momento, pontuando mais uma vez que a velocidade da evolução do quadro exige permanente reavaliação das providências. Em reunião dia 29 de março, o plenário reafirmou está mantido o Calendário Eleitoral. http://www.tse.jus.br
Pelo Calendário Eleitoral,  conforme a Resolução nº 23.606/2019, que define todas as datas do Calendário Eleitoral para as Eleições 2020.
O primeiro turno para escolher prefeitos e vereadores em 5.568 municípios brasileiros ocorrerá no dia 4 de outubro e, em caso de segundo turno, a votação será realizada no dia 25 de outubro, respectivamente, o primeiro e o último domingo do mês, conforme prevê a Constituição Federal.
Mas até chegar o dia da votação, partidos, candidatos e eleitores devem ficar atentos a muitas outras datas. O prazo final de filiação é até dia 04 de abril, seis meses antes do pleito eleitoral. 
Janela partidária
Do dia 5 de março ao dia 3 de abril, ocorre o período da chamada janela partidária, quando os vereadores poderão mudar de partido por justa causa, para concorrerem nas eleições majoritária ou proporcional sem perder o mandato.

Nenhum comentário: