No terceiro ano do Governo do Prefeito Valmir Climaco (MDB), vamos para uma resenha de como anda a CAMPANHA SALARIAL de 2019 dos servidores públicos de Itaituba - PA.
Enquanto a ex-prefeita Eliene Nunes (PSD) durante a sua gestão (2012-2016), foi usado o critério da isonomia salarial, prevista no RJU do município.
No Primeiro ano da Prefeita em 2013, todos servidores da Educação, Saúde e Administração Direta ganharam 12%, no ano seguinte, 2014, 8%, em 2015, 5% e no último ano 2016 mais 5%. Um total de reajuste de 30% no período.
Lembrando a crise econômica atual do BRASIL iniciou em meados de 2014, no início do segundo mandato da Presidente Dilma, que culminou com o impeachment em 2016.
Já no Governo Temer, com a tentativa de equilíbrio da gestão publica, as reformas, e no fim do ano de 2016 a emenda 55 que congela os gastos públicos em 20 anos passa a vigora.
O atual prefeito Valmir Climaco, no seu primeiro em 2017, não deu nenhum reajuste aos servidores municipais. 0% de aumento, a primeira vez em mais de 12 anos, em que os servidores não receberam nenhum valor de aumento. Já no segundo ano do Governo do Trabalho, o prefeito quebrou a regra da isonomia salarial adotada na gestão da ex-prefeita, e concedeu uma atualização de 3,08% aos servidores da Educação, os demais da Saúde e Administração direta nada.
Iniciamos o terceiro ano da atual gestão, o SINDSAÚDE, já decidiu em assembleia o valor de 12% para pedir para gestão reajustar os vencimentos dos trabalhadores da Saúde. O secretário de Saúde e Prefeito já foram informados, o sindicato esperar receber uma resposta ou contra proposta.
Já o SINTEPP, sindicatos dos trabalhadores da educação, ainda vão definir o valor em assembleia marcada para o inicio de fevereiro. O SINSERMI dos servidores da administração direta ainda não realizaram assembleia para definir o rumo da campanha salarial de 2019.
O prefeito já se antecipou em entrevista ao Jornalista Jota Parente, que reajuste será concedido a cada segmento que comprovarem que há recurso para conceder aumento. O Seja, o prefeito não está disposta ao dialogo com os sindicatos, e nem tem proposta para os trabalhadores. Os sindicatos que provem que o município tem condição de da reajuste, essa é a falar do gestor. Mais a competência de estudos, é da gestão, da prefeitura, que é a ordenadora dos recursos públicos.
Espera que a caixa preta da arrecadação própria seja aberta aos sindicatos é acreditar no Papai Noel ou coelhinho da Páscoa. O Prefeito não tem sentado com os sindicatos desde segundo semestre de 2018, passando a bola para os seus secretários que não tem autonomia para decidir sobre reajuste.
A data base é fevereiro, vamos aguardar, se os servidores municipais aguentam mais um ano sem reajuste, e ver o seu poder comprar diminuindo a cada ano. A inflação aumentando cada ano.
Fonte: Blog do Damião Cavalcante
Fonte: Blog do Damião Cavalcante
Nenhum comentário:
Postar um comentário