A
Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizou, ontem, em
Brasília, a primeira sessão presencial da audiência pública para
discutir o Programa de Exploração da Rodovia (PER) e os estudos de
viabilidade para concessão da BR-163 entre Sinop e Miritituba. Mais duas
audiências estão agendadas, sendo a próxima em Itaituba, no Pará, no
dia 21, e a última em Sinop, no dia 26, das 9h às 13h, na Câmara de
Dirigentes Lojistas (CDL).
De acordo com informações da assessoria de imprensa da ANTT, neste
primeiro evento, 58 pessoas participaram e 20 contribuições foram
registradas. Os interessados podem enviar suas sugestões até as 18h
(horário de Brasília) do dia 12 de fevereiro, por meio do site da
Agência, que também contém todos os documentos para consulta.
O trecho a ser concedido tem 976 quilômetros, no trecho da BR-163 do
entroncamento com a MT-220 até Miritituba (PA). A concessão consiste na
exploração por 30 anos da infraestrutura e da prestação do serviço
público de recuperação, conservação, manutenção, operação, implantação
de melhorias, pavimentação, ampliação de capacidade e manutenção do
nível de serviço.
O segmento rodoviário abrange 12 municípios nos dois estados, regiões
com grande escoamento de grãos para importação e exportação. Está
prevista, pelo mecanismo do gatilho de tráfego, a duplicação de 246,8
quilômetros da rodovia e a implantação de marginais e melhorias em dez
travessias urbanas. A execução dos trabalhos iniciais, a conclusão da
pavimentação (118,6 quilômetros) e a construção de quatro pontes nos
primeiros dois anos da concessão são condições para o início da cobrança
de pedágio.
Os postos para cobrança das tarifas serão instalados em Itaúba, Guarantã
do Norte, Novo Progresso (dois em locais diferentes), Altamira, Trairão
e Itaituba. São esperados R$ 6,6 bilhões em investimentos por parte do
consórcio que arrematar o trecho. Os custos operacionais giram em torno
de R$ 3,18 bilhões.
//www.sonoticias.com.br/noticia/economia/agencia-faz-primeira-audiencia-sobre-concessao-da-br-163-de-sinop-ao-para
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