Seleção será realizada no segundo semestre e terá abordagem interdisciplinar
A Universidade Federal do Oeste do Pará por meio do
seu Centro de Formação Interdisciplinar (CFI) teve aprovada mais uma proposta
de Mestrado Acadêmico Interdisciplinar. A Coordenação de Aperfeiçoamento de
Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou no dia 25/4, os resultados da
apreciação de propostas de cursos novos (APCN) acadêmicos e profissionais. O Mestrado
deSociedade, Ambiente e Qualidade de Vida tem como objetivo incentivar
pesquisas sobre dinâmicas sociais, os reflexos no espaço natural e a
sustentabilidade desses espaços como promoção da qualidade de vida. Serão
ofertadas 25 vagas anuais.
Duas linhas de pesquisa são contempladas no Mestrado
Acadêmico: Políticas Públicas, Diversidade Cultural e Desenvolvimento Amazônico
e Biodiversidade, Saúde e Sustentabilidade. A professora Doutora Delaine
Sampaio da Silva, Diretor do Centro de Formação Interdisciplinar destaca o
trabalho coletivo dos docentes para a consolidação da proposta frente à CAPES
e: “A composição do corpo docente é um
critério fundamental no processo de avaliação da Capes. Nossos esforços conjuntos
para criar uma proposta bem definida e articuladafoi reconhecida por meio de
comentários dos avaliadores mencionando a rica e diversificada produção
acadêmica e o forte potencial para formação e produção interdisciplinar do
grupo, pontua.
Dada a natureza da proposta do Mestrado, privilegiar o
debate interdisciplinar acerca da relação sociedade – natureza, a pesquisadora
salienta que “O corpo docente do PPGSAQ é
composto por 6 professores do CFI, 3 professores do Ibef e 1 professor de cada
um dos outros institutos. Além desses, contamos com os Profs. Jailson Novaes
(antigo CFI e hoje UFSBA) e Marc Lucotte (Universidade do
Québec / Montreal). Essa equipe aceitou o desafio de se investir em um trabalho
integrado visando otimizar articulação entre produção e transferência do
conhecimento”.
Ela destaca o trabalho coletivo dos 16 professores que
trabalharam na proposta e o significado da conquista para a região e acrescenta
que “o escopo central da proposta é
baseado na sustentabilidade e na melhoria da qualidade de vida. Obras como
estradas, hidrovias, hidrelétricas, têm configurado novas situações
socioeconômicas em nossa região e atribuído novas funções e formas de
organização no território amazônico. Torna-se, portanto imprescindível a
presença de um contingente intelectual consolidado e atuante no acompanhamento
da atual agenda de projetos estruturantes previstos para a Amazônia, aonde
elementos culturais, preocupações com a saúde ambiental, a qualidade de vida e
o bem-estar social dos grupos locais são exemplos de aspectos comumente
negligenciados ou considerados pouco importantes diante de outros indicadores”.
A homologação da aprovação da proposta foi feita na
163a Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES)
realizada no período de 11 a 15 de abril de 2016, em Brasília.
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